Considerado um dos exames mais populares na área da medicina, você muito provavelmente já deve ter pensando diversas coisas a respeito dele, e hoje, nós da CDK resolvemos escrever uma matéria incrível para você a respeito do Exame de Raio-X: Conheça 5 curiosidades.
Mas antes de começarmos a listar as 5 curiosidades sobre um exame radiológico, vale lembrar que para o devido entendimento deste conteúdo é importante que seja feita a leitura de dois outros posts já publicados por nós da CDK. O primeiro post é o “Como é fabricado um equipamento de Raio -X” que conta com muitos detalhes sobre o processo produtivo de um equipamento radiológico. O segundo é a matéria “Como funciona um equipamento de Raio X “
Após essa importante dica de leitura, entendemos que você já conhece então exatamente como funciona, e quais são as peças da estrutura base de um equipamento de Raio-X. Agora que você dispõem do devido conhecimento base, vamos listas as 5 curiosidades sobre um exame de Raio-X:
1- Interpretar um laudo é tão importante quanto fazer o Exame de Raio-x.
O radiologista contribui diretamente para um diagnóstico assertivo. Este profissional acaba ficando incumbido não só por fazer o exame, mas também por produzir laudos que ajudem o médico solicitante a avaliar os resultados com eficiência e, assim, orientar o melhor tratamento para o paciente.
2- Os exames de Raio-X mais comuns solicitados são os do Tórax, Abdômen, Coluna e Face.
É isso mesmo! Muito provavelmente você deve ter se perguntado quais são os tipos de exames de Raio-X mais solicitados. Alguns inclusive já afirmam que dedos, pulsos, tornozelos e demais parte de fácil e que corriqueiramente são lesionadas deveriam estar nesta lista. Porém, o que muito se confunde é que os exames radiográficos não servem única e exclusivamente para diagnósticos de lesões ósseas.
Com este exame é possível diagnosticar diversas outras enfermidades e processos inflamatórios, e por isso Tórax, Abdômen, Coluna e Face são os que realmente lideram essa lista.
3- Os exames de Raio-X podem ser feitos em várias posições, mesmo quando se tratam de uma única área.
Quando o paciente apresenta alguma lesão ou processo inflamatório que necessita de uma avaliação de imagem por radiologia, o profissional responsável por realizar este exame pode posicionar o paciente em 3 posições diferentes, de acordo com a prioridade da região e órgão que requeira a análise. As posições neste exemplo se denominam de projeção Póstero-Anterior (PA), em projeção Antero-Posterior (AP) e perfil.
4- As hipóteses diagnósticas que envolvam obstrução ou distensão das alças do intestino lideram as causas de radiografias do abdômen.
É isso mesmo. Apesar de ter um grande comprimento, e suas estruturas serem relativamente bem menos densas do que as densidades ósseas, as radiografias do abdômen são solicitadas em grande maioria dos casos por conta de obstrução e/ou distensão das alças do intestino.
5- O Raio-X de Coluna pode ser realizado de maneira parcial ou total.
A coluna por si só representa uma grande parte do nosso corpo. Em alguns casos, os médicos podem solicitar imagens parciais para uma área específica e /ou imagens totais que contemplam toda a extensão desta estrutura.
Claramente, o assunto sobre os exames de Raio-X possuem muito mais do que 5 curiosidades. Mas nós da CDK selecionamos algumas que através da nossa experiência de mais de 20 anos no mercado de equipamentos radiológicos acreditamos que eram pontos de dúvidas a respeito do assunto.
Nossa dica para você que gostou do conteúdo, e está neste momento procurando um equipamento para sua Clínica ou Unidade Hospitalar é procurar sempre um fornecedor que entenda não só do produto, mas também da rotina em que ele é inserido. Pois um fornecedor que realmente entenda toda essa dinâmica, certamente conseguirá entregar para você todos os pontos necessários para atender à sua necessidade.
Fiquem atentos para mais dicas deste segmento aqui mesmo em nosso blog.
Até breve!
No comment